Golpe e Fraude com Pix? Devolução do Dinheiro com o MED.


Desde o seu lançamento em 2020, o termo “PIX” vem se tornado o método de pagamento queridinho dos brasileiros por conta da sua agilidade em pagar e receber e por ser livre de taxas. No entanto, também vem se tornando a principal ferramenta para os golpistas.

Muita gente não sabe, mas existe uma chance de tentar reaver o valor enviado pela vítima via PIX quando se trata de golpe ou fraude, por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução). “Quando uma pessoa percebe que foi vítima de uma fraude e fez uma transação PIX indevida, é essencial que atue rapidamente e registre o caso na instituição bancária, para que, por meio da infraestrutura do PIX a instituição de destino possa fazer o bloqueio dos recursos. Caso seja comprovada a fraude, é possível requisitar a devolução desses recursos”, explica o Banco Central.

Ainda segundo o Banco Central, caso a vítima demore a perceber que sofreu um golpe, a solicitação de cancelamento pode ser registrada em até 80 dias após a transação. Porém, o ideal é fazer a solicitação o mais rápido possível antes dos golpistas distribuírem os valores para outras contas.

Como acionar o MED:

1- Tire prints de todas as conversas, desde a abordagem até o momento do golpe (solicitação e efetuação da transferência, você vai precisar comprovar que realmente foi um golpe.

2- Registre um B.O. (Boletim de ocorrência) na delegacia do seu estado (explique o ocorrido, inclua o nome das instituições financeiras, identificação do golpista e contato).

3- Solicite o MED (Mecanismo especial de devolução) no seu banco, envie o boletim de ocorrência.

4- Entre em contato com a instituição que recebeu o seu PIX, solicite o estorno, peça o número de protocolo (isso é muito importante).

5- Abra uma reclamação no Banco Central do Brasil, explique o ocorrido (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao)

Depois disso você vai precisar aguardar o retorno que a instituição financeira tem para responder a solicitação no Banco Central.

Dicas adicionais:

  • Não envie mais nenhum valor para os golpistas, você só vai perder mais dinheiro.
  • Tire prints de todas as conversas e organize de forma ordenada.
  • Tenha paciência.

Infelizmente por ser um método que ainda está em desenvolvimento e melhoria, vale ressaltar que o acionamento do MED ainda não é garantia de devolução.

Referências:

Banco Central – FAQs (bcb.gov.br)

Polícia Civil do Paraná – Como recuperar valores pagos | Polícia Civil do Paraná (policiacivil.pr.gov.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Juan Victor D'Ávila Nascimento

Juan Victor D'Ávila Nascimento

Perícia Digital

Novos Artigos:

Grafotécnica

A Importância da Perícia Grafotécnica

Relacionado: Perícia, Grafotécnica O trabalho do Perito Grafotécnico é essencial em casos de crimes contra a honra, como difamação, calúnia e injúria,

Dúvidas ou sugestões?
ENVIE UMA MENSAGEM