Grafotécnica: Mistérios na Documentoscopia e Grafoscopia.

A perícia grafotécnica é uma parte importante da Documentoscopia, é “a parte da Criminalística que estuda os documentos e suas falsificações” (Galvão 1936, p.15), é uma das perícias mais solicitadas nos processos jurídicos. Além disso, ela pode ser dividida em 3 áreas principais, são elas:

A Grafoscopia, que tem como principal objetivo comparar as assinaturas e determinar se aquele escrito foi produzido pelo mesmo individuo.

Já a Grafologia, tem como foco a determinação da personalidade do individuo, levando em conta as características das escritas e fundamentos individuais de cada ser humano.

Por fim, o Grafismo, são 3 etapas neuro-mecânicas que o indivíduo realiza   de forma consciente e inconsciente: a idealização da letra, a sequência de movimentos para realizar aquela ideia e a transmissão dessa letra idealizada para o suporte (documentos, paredes e variados tipos de papeis).

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Antonio Gustavo Gama Souza

Antonio Gustavo Gama Souza

Novos Artigos:

Grafotécnica

A Importância da Perícia Grafotécnica

Relacionado: Perícia, Grafotécnica O trabalho do Perito Grafotécnico é essencial em casos de crimes contra a honra, como difamação, calúnia e injúria,

Dúvidas ou sugestões?
ENVIE UMA MENSAGEM