Perito Contador: Avaliação para Dissolução Societária.

Diversas podem ser as causas da dissolução societária de empresas, seja para encerramento das atividades ou integração em outras empresas. Mas, independentemente dos motivos, é fato que, assim como na divisão de bens em caso de falecimento ou divórcio, a divisão de haveres e deveres de uma empresa requer um levantamento detalhado do seu patrimônio por um profissional especializado. Nesse contexto, surge a necessidade crucial de um perito contador para realizar uma análise minuciosa e emitir um parecer sobre os ativos e passivos da empresa, e a sua distribuição entre os sócios ou acionistas.

Toda avaliação de empresas deve ser baseada nas informações contábeis apresentadas por ela. No entanto, nem sempre essas informações são registradas com fidelidade, podendo até mesmo serem “ajustadas” para apresentar uma situação patrimonial favorável ou desfavorável, dependendo do objetivo, como apuração de impostos ou lançamento de despesas. No entanto, um profissional devidamente qualificado é capaz de identificar a veracidade das informações e interpretar os lançamentos realizados nessas “ajustagens” contábeis, garantindo assim a integridade da mensuração patrimonial.

Para isso, o profissional contábil precisa aplicar não apenas os conhecimentos contábeis, mas também os conhecimentos societários e de encerramento de empresas, uma vez que não se trata apenas de compartilhar ativos, mas também de distribuir os passivos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Rosa Rodrigues

Rosa Rodrigues

Novos Artigos:

Grafotécnica

A Importância da Perícia Grafotécnica

Relacionado: Perícia, Grafotécnica O trabalho do Perito Grafotécnico é essencial em casos de crimes contra a honra, como difamação, calúnia e injúria,

Dúvidas ou sugestões?
ENVIE UMA MENSAGEM